29 de março a 01 de abril de 2021

Fórum promove reunião de produtores e segmento do biogás em Santa Catarina

Fórum promove reunião de produtores e segmento do biogás em Santa Catarina

Um dos debates mais intensos do 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano foi a Reunião de Produtores e Segmento do Biogás de Santa Catarina, realizada no fim da programação de quarta-feira (4). Mais de 80 pessoas lotaram o encontro e fizeram cumprir os objetivos da iniciativa: promover parcerias, apresentar os interesses e dificuldades dos produtores e encaminhar demandas. 

A reunião foi conduzida pelo suinocultor Anelio Thomazzoni, que está nesse segmento há 12 anos e coordena uma rede com mais de 200 pessoas, entre produtores e interessados em investir no setor, via WhatsApp. Thomazzoni abriu o debate com a apresentação de propostas para desenvolver a produção de biogás, como dias de campo para produtores e potenciais produtores; geração híbrida; oferta de cursos de produção de biogás e manutenção de geradores; a busca pela isenção de ICMS para fabricação de equipamentos de biogás e a proposta de que 50% das multas ambientais aplicadas a produtores rurais pudessem ser investidos no setor através de um fundo de desenvolvimento.

Cristiano de Alencar apresentou uma iniciativa do Governo de SC que pode ajudar no avanço do setor: a recém-criada Diretoria de Minas e Energia, a qual ele é diretor, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de SC. “Esse é um momento perfeito para ouvirmos. A diretoria de Minas e Energia é um espaço focado em entender as demandas e desenvolver o setor. Estamos ouvindo o que já foi feito e o que está sendo feito para tomarmos decisões assertivas no nosso planejamento”, explica.  
O gerente executivo da Associação Brasileira Do Biogás (ABiogás), Alessando Sanches, também participou do encontro e parabenizou o esforço dos produtores de biogás. “Se a gente observar, de todo o potencial que existe para a produção de biogás, ainda usamos só 2%. E se existe algum avanço nisso, foi através dos pequenos e médios produtores”, defende. “Precisamos dividir conhecimento, conhecer os seus dados de produção, mostrar o que vocês fazem. Vocês são heróis! E não adianta ser herói e ficar escondido”, motivou Sanches.

O sócio da empresa AgEtec, Aleixo Henrique Garcia Dellagnelo, apresentou algumas tecnologias de separação de resíduos sólidos urbanos e aproveitamento da parte orgânica para produção de biogás. Nesse caso, o foco foram as prefeituras do Estado, que podem reduzir custos com a produção de energia elétrica a partir de biogás dos resíduos orgânicos.

O deputado estadual Altair Silva, de Santa Catarina, que prestigiou o encontro ao lado da deputada da assembleia gaúcha, Zilá Breitenbach, coordenadora do grupo de trabalho “Matriz Produtiva Dos Biodigestores, colocou a Assembleia Legislativa de SC à disposição das demandas do biogás e destacou a importância de iniciativas como esse encontro para o desenvolvimento conjunto dos produtores de biogás. “É importante ampliar o conhecimento. Como o Anelio, que é um dos pioneiros no Estado, e não ficou com o conhecimento só para ele: abriu as portas para ajudar outras pessoas.” 

Após isso, ocorreu um debate, onde os participantes puderam colocar suas sugestões e falar sobre suas dúvidas em relação ao setor de biogás do Estado.  
Veja as principais pautas e sugestões apresentadas pelos participantes da reunião durante o debate: 
– Criação de espaços para debates específicos para produtores de biogás e representantes dos Municípios, no próximo Fórum; 
– Legislação sobre retenção dos dejetos; 
– Pleitear a isenção de ICMS;  
– Organizar um fundo para destinar recursos visando a capacitação de produtores; 
–  Criar meios para estimular produção, geração e comercialização do biogás;  
– Realizar consultas públicas com atores da cadeia; 
– Flexibilizar barreiras relativas ao transporte e distribuição do biogás.


Os resultados dessa reunião serão levados para o Governo do Estado de Santa Catarina, com o objetivo de apresentar as propostas e também pleitear a participação no grupo de trabalho da regulamentação da Política de Biogás do Estado, a Lei Nº 17.542, de 12 de julho de 2018. 

Realização


Organização


Patrocinador Master


Patrocinador Prata


Patrocinador Bronze


Apoio institucional


Apoio


Não perca essa oportunidade!

Veja as últimas notícias sobre o Fórum!

Saiba Mais

Cadastre-se em nossa newsletter...

E fique por dentro das novidades do evento: