29 de março a 01 de abril de 2021
Entre os dias 29 de março e 01 de abril de 2021 acontece o
3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano em edição online.

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano acontece em um formato inovador com os webinars promovidos em 2020 e a edição online em 2021. O objetivo do Fórum é contribuir para o desenvolvimento da cadeia de biogás e biometano nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como também em todo o país.

Nossa missão é criar um espaço de discussão para que as pessoas da cadeia produtiva do biogás se conectem entre si e com as tendências do setor do sul do Brasil, gerando mais negócios, desenvolvimento e sustentabilidade.

Realização

Os realizadores dessa edição, o CIBiogás – Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás, a Embrapa Suínos e Aves, e a UCS – Universidade de Caxias do Sul, buscam ampliar a rede de apoio para propiciar maior divulgação e participação do setor no 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Público

Os webinars foram transmitidos ao vivo e contaram com cerca de 300 participantes cada um. Os eventos foram também gravados e já alcançaram mais de 2.000 pessoas. A estimativa para o evento online é de 1.000 participantes, entre fornecedores de bens e serviços, empresas industriais e do agronegócio, cooperativas da cadeia agropecuária, companhias distribuidoras de gás e energia, entidades de classe, instituições de fomento, instituições de ensino e de pesquisa, órgãos governamentais e órgãos reguladores, startups, pesquisadores, acadêmicos e profissionais do setor.

Além disso, serão realizados eventos paralelos para discussão de temas específicos.


Justificativa

O potencial de produção de biogás da região Sul do Brasil vem dos resíduos agropecuários e da indústria, como abatedouros, fecularias, cervejarias e outras indústrias que produzem efluentes com alta carga orgânica. Além da quantidade e disponibilidade de resíduos, o potencial para produção de biogás da região tem se destacado pela distribuição espacial e proximidade com os pontos de consumo de energia.

Além disso, o biogás tem uma vantagem incontestável perante outras fontes de energia: o fato de ser produzido a partir de um passivo ambiental e, assim, gerar um ativo econômico. Nesse sentido, além da energia produzida, o biogás movimenta e desenvolve toda uma cadeia de suprimentos e serviços para seu crescimento. Ou seja, demanda equipamentos, tecnologias, consultores, instaladores, operadores e materiais de construção, promovendo, com isso, um crescimento econômico local, regional e estadual.

Dessa forma, o uso dessa fonte de energia passa a ser imprescindível para o crescimento e melhoria da eficiência dos setores produtivos, especialmente o agronegócio. Entretanto, além de incentivos e políticas públicas, para que a cadeia de biogás e biometano se desenvolva é necessário uma maior divulgação e difusão do conhecimento sobre as tecnologias e oportunidades na busca pelo desenvolvimneto de soluções técnica e economicamente viáveis.

Nesse sentido, o Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem o papel de integrar os atores do setor dos três estados do Sul e promover a discussão e a troca de experiências, sendo, com isso, um meio para o desenvolvimento do setor de biogás e biometano da região.

Realização


Organização


Patrocinador Master


Patrocinador Prata


Patrocinador Bronze


Apoio institucional


Apoio


Não perca essa oportunidade!

Veja as últimas notícias sobre o Fórum!

Saiba Mais

Cadastre-se em nossa newsletter...

E fique por dentro das novidades do evento: