29 de março a 01 de abril de 2021

Seminário sobre Biogás e Biometano apresentará oportunidades econômicas para o meio rural

Seminário sobre Biogás e Biometano apresentará oportunidades econômicas para o meio rural

Abrir um espaço para a discussão de políticas públicas e oportunidades de incremento da propriedade para o setor do agronegócio, em especial pequenos produtores, é o objetivo do Seminário “Biogáse Biometano: oportunidades econômicas para o meio rural da Região Sul”, que ocorrerá no dia 29 de março. Numa realização articulada pela Embrapa Suínose Aves (Concórdia/SC) com os órgãos de extensão rural dos estados do Sul – Emater/RS, IDR/PR e Epagri/SC, o evento integra a grade da programação do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, que ocorre de 29 de março a 1º de abril, de maneira virtual e gratuita.  

De acordo com o organizador do seminário, o analista da Embrapa Suínos e Aves Ricardo Steinmetz, a proposta principal é possibilitar uma discussão ampla sobre o potencial do biogás e do biometano como mecanismo de transformação econômica e social nas propriedades. “E a articulação e envolvimento dos órgãos de extensão é muito importante, por que eles já têm trabalhos que corroboram com isso”, destacou ele.  

A programação do seminário foi amplamente discutida entre os representantes da Embrapa, da Emater, Epagri e IDR e está organizada em dois momentos. O primeiro deles será um painel voltado à discussão das políticas e estratégias estaduais para biogás, biometano e energias renováveis. Além da participação dos Secretários de Estado, cada órgão de extensão fará uma abordagem das ações que estão sendo realizadas em seus respectivos estados. O painel será coordenado pelo consultor do setor de energias renováveis Clovis Reichert.  

O segundo painel será para mostrar exemplos de projetos de biogás que estão implantados em propriedades rurais. Os casos serão apresentados pelos técnicos e produtores envolvidos. O primeiro caso será sobre “Biodigestor de baixo custo na produção de leite”, pelo extensionista rural da Epagri Osnei Cordova Muniz e o produtor rural Ademar Luiz, do município de Laurentino (SC). Na sequência, o tema será a “Geração de energia na suinocultura”, apresentado pelo extensionista da Emater Vanderlei Nuehaus e os produtores rurais Edson Caitano Kist e Danieli André, de Santo Cristo (RS).  O terceiro caso a ser apresentado será “O biogás apoiando o sono do avicultor” com a engenheira do CIBiogás Daiana Gotardo Martinez e a produtora rural Claudete Volkswey, de Toledo (PR). E a última apresentação será um exemplo de “Uso do biofertilizante e recomendações para o licenciamento ambiental“, com o analista da Embrapa Evandro Barros e o produtor Rodrigo Benelli, de Concórdia (SC).  A moderação desse painel será do analista da Embrapa Ricardo Steinmetz.   

O seminário “Biogás e Biometano: oportunidades econômicas para o meio rural da Região Sul” será transmitido pelo Canal do Youtube do Fórum e  inicia às 14 horas, sem necessidade de inscrição.  

Para as demais programações do Fórum, a partir do dia 30/03, o acesso será pela plataforma EventMobi.

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano tem mil participantes e as inscrições lotadas.  O evento online tem palestras, debates, networking, espaço de negócios e visita virtual a estantes e plantas de biogás.  

Veja aqui a programação completa:

O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano é realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).

Foto: Biodigestor instalado em propriedade de gado de leite no município de Laurentino (SC) será um dos cases apresentados no evento

Crédito: Osnei Cordova Muniz

Realização


Organização


Patrocinador Master


Patrocinador Prata


Patrocinador Bronze


Apoio institucional


Apoio


Não perca essa oportunidade!

Veja as últimas notícias sobre o Fórum!

Saiba Mais

Cadastre-se em nossa newsletter...

E fique por dentro das novidades do evento: